A INVEJA ALEIJA A ALMA DOS QUE A DESEJAM



Não sabemos o que nos reserva o futuro, mas do passado partilhamos muita experiência e sentimentos solidários, razão pela qual usufruimos de excelentes relações humanas que certamente tem provocado rajadas de ciúmes da parte de tanta gente que se incomoda com o nosso progresso intelectual e profissional.

Diogo Francisco Rodrigues da Silva "Strick" e Gaspar José António Vicente "Clinton", são dois jovens que abaraçaram a carreira policial, o primero ingressou mais cedo, tendo atravessado momentos nada agradáveis que o colocavam a beira da morte, pois a guerra falava bem alto e ele, apesar da sua baixa altura, paralelamente aos grandes homens, empunhou armas de fogo, rastejou, disparou, recuou e avançou em várias frentes pela defesa da cidade de Ndalatando.

O futuro afinal havia lhe reservado uma prenda, pois ninguém mesmo imaginava que um dia seria ele o Director Provincial de Recursos Humanos da Polícia Nacional no Kwanza Norte, depois de ter passado pelo Gabinete Jurídico, onde desempenhou com brilhante competência a função de Chefe de Departameno de Justiça e Disciplina.

Quando há exactamente ano e meio o Superintendente Luís Pedro, então Director de Recursos Humanos da Polícia Nacional do Kwanza Norte fora exonerado e transferido à província da Lunda-Norte para exercer o mesmo cargo, o nome de Strick emergiu da boca de tanta gente, uns à favor e tantos outros contra, em virtude de lhe ter sido confiado a responsabilidade daquele órgão bastante cobiçado.

O jovem teve de enfrentar momentos inesperados na sua carreira, pois uma tempestade de calúnias indirectas, cartas anónimas e tantas outras acusações sopravam em direcção ao Comando Geral da Polícia Nacional, com fito de impedir a proposta de nomeação avaliada e submetida aos órgãos competentes pelo respeitado Comissário Manuel João Cale "Welema", o braço forte da ordem e tranquilidade públicas no Kwanza Norte.

Como a razão sempre triunfa, o Intendente Strick foi surpreendido pelo Despacho de Sua Excelência Comandante Geral da Polícia Nacional em 25 de Março de 2011, que o nomeava oficialmente. Quebraram-se as barreiras, realizou-se o funeral sentimental dos opositores e surgiram alguns parabéns pouco realistas.

Não redigi estas palavras com objectivo de graxa e tão pouco para acusar quem quer que seja, mas simplesmente com a intenção de solidarizar-me com este amigo e colega, pois também vivi momentos similares, uma vez que a minha ascensão ao posto de Subintendente, hoje Inspector-chefe, a partir da patente de Aspirante, um esforço do Comissário Caly Mendonça, visando ajustar a função de porta-voz da corporação no Kwanza Norte, foi motivo de incalculáveis comentários, alguns acusando-me de graxa, tantos outros trataram-me de feiticeiro, para além de milhares de adjectivos nocivos para denegrir o meu direito ao bom nome e a reputação consagrado por lei.

Aos invejosos, saibam que só a humildade, o respeito, a competência e a formação académica nos ajudam a crescer, contrariamente aos conceitos de raiva e desconsideração pelos outros.

Comentários

Andre Mussamo disse…
Pois é meu rapaz. A vida é isso. O que importa em todo o percurso de um homem é nunca perder de vista a meta. Apreenda os bons comentarios ignore os maus e vida a sua vez, porque ela é agora.
Parabens ao Strick. Não é das minhas lides restritas, mas tendo voce estima por ele faço minhas as suas palavras.
Anónimo disse…
eu vivi parte da minha infancia em bolongongo e com grande satisfacao e muita alegria que vejo um jovem da terra que eu vivi a notabilizarse sosial e profisionalmente tens potencial para ir mais alem o meu poeta preferido e ruy belo nasceu em são joão da ribeira rio maior portugal aconcelho-te a ler desejo-te o melhor da vida um abraco amigo luiz cruz